Atendimento: Segunda a sexta das 8h às 20h
(48) 3025-3233 dapeledermatologia@hotmail.com
Dr. Luis Fernando F. Kopke
CRM/SC 9501 RQE: 745
Dra. Sílvia Maria Schmidt
CRM/SC 5688. RQE: 1992
TEMAS EM DERMATOLOGIA
Publicações dos profissionais
Com a chegada dos dias mais frios e secos aqui no sul do país, nós mudamos de hábitos. Roupas mais fechadas, meias e calças de lã, inclusive para dormir. Banhos mais quentes e às vezes mais demorados.
Saiba Mais
Num de seus programas humorísticos, Jô Soares já brincava: "Vai ser derma...". A dermatologia, pelas suas características especiais, poderia dar essa impressão de ser uma especialidade superficial. Mas poucos sabem o que um dermatologista passa até adquirir sua habilitação. Neste bloco conversaremos um pouco sobre isso.
São causadas por fungos que são microorganismos do reino vegetal que parasitam o homem. Existem as micoses profundas e as superficiais. O dermatologista, pela sua formação, tem grande conhecimento em micologia, de forma que ele está apto a tratar as micoses tanto superficiais quanto profundas. A micose mais comum é a superficial e geralmente leva a alterações cutâneas específicas na pele, cabelos e unhas.
A sudorese excessiva é um problema que incomoda muitos indivíduos em axilas, mãos e pés. É mais um problema funcional, de origem muitas vezes ligada a um distúrbio neurovegetativo, que um distúrbio grave, incapacitante.
Celulite é um termo que significa inflamação do tecido celular subcutâneo e geralmente é um quadro grave, infeccioso, e geralmente não conhecido pelos leigos. Porém o termo celulite se consagrou erroneamente para designar o que a medicina chama de lipodistrofia ginecóide.
Dentre todos os procedimentos estéticos é o que mais encerra riscos. Infelizmente não há bronzeamento artificial seguro como a propaganda diz. O fato da radiação das câmaras de bronzeamento ser predominantemente de UV A não quer dizer que não haja nenhuma emissão de UV B, sabidamente a mais danosa.