Atendimento: Segunda a sexta das 8h às 20h

Blog

Cirurgia Micrográfica

Dez anos de experiência com Cirurgia Micrográfica pelo Método de Munique

Luis Fernando Figueiredo Kopke - Jackson Machado-Pinto - Patrícia Salomé Gouvêa - Jose Caldeira Ferreira Bastos

Santa Casa de Belo Horizonte / Instituto Biocor - Belo Horizonte / Hospital de Caridade - Florianópolis



Introdução

A Cirurgia micrográfica é uma exérese microscopicamente controlada, independentemente da técnica utilizada. O método de Munique é uma delas, tendo vantagens e desvantagens em relação às demais.1 Para se verificar sua eficácia, foi realizado um estudo de coorte com 10 anos de duração.

Métodos

90 pacientes totalizando 95 tumores cutâneos foram tratados com cirurgia micrográfica pelo método de Munique, o qual examina a peça cirúrgica de forma tridimensional. Sempre se enxerga o tumor ao microscópio e suas relações com as bordas cirúrgicas. Um protocolo de acompanhamento foi montado, de onde se extraiu os dados da coorte.

Representação esquemática do Método de Munique

Exame Micrográfico Tridimensional

Resultados


Tipos Histológicos Encontrados

Tumores se localizaram na face

Números de Estágio por Cirurgia

Tipos de Reconstrução

Conclusões

A maioria dos tumores era de mau prognóstico. O método de Munique é tão eficiente quanto o método de Mohs, constituindo-se numa variação importante da cirurgia micrográfica.

NOTA - aqui se trata de um pequeno resumo do trabalho. A referência bibliográfica abaixo pode ser consultada nos Anais Brasileiros de Dermatologia.

Referência bibliográfica

1 - Kopke LFF, Gouvêa PS, Bastos  JCF - Dez anos de experiência com cirurgia micrográfica pelo método de Munique: relato de 93 casos operados. An Bras Dermatol. 2005;80(6):583-90.