Atendimento: Segunda a sexta das 8h às 20h
(48) 3025-3233 dapeledermatologia@hotmail.com
Dr. Luis Fernando F. Kopke
CRM/SC 9501 RQE: 745
Dra. Sílvia Maria Schmidt
CRM/SC 5688. RQE: 1992
TEMAS EM DERMATOLOGIA
Publicações dos profissionais
Com a chegada dos dias mais frios e secos aqui no sul do país, nós mudamos de hábitos. Roupas mais fechadas, meias e calças de lã, inclusive para dormir. Banhos mais quentes e às vezes mais demorados.
Saiba Mais
Num de seus programas humorísticos, Jô Soares já brincava: "Vai ser derma...". A dermatologia, pelas suas características especiais, poderia dar essa impressão de ser uma especialidade superficial. Mas poucos sabem o que um dermatologista passa até adquirir sua habilitação. Neste bloco conversaremos um pouco sobre isso.
É uma ectoparasitose comum em nosso meio causada por um ácaro microscópico que cava um túnel na pele onde deposita seus ovos, reiniciando o ciclo de infestação. É causa freqüente de coceira, geralmente muito intensa, principalmente à noite.
Veja cirurgia dermatológica geral , dermatoscopia.
As erupções alérgicas são tão comuns e conhecidas pelo leigo que grande número de diferentes dermatoses, das mais variadas etiologias, são comumente referidas como uma "alergia". Porém, além de existirem vários tipos diferentes de alergia cutânea (inclusive com causa e tratamento completamente distintos), grande número de outras dermatoses não alérgicas pode simular morfologicamente um quadro alérgico.
O vitiligo é hoje considerado um distúrbio auto-imune que produz anticorpos capazes de destruir melanócitos. Em decorrência disso ocorre a despigmentação de áreas da pele que pode ser reversível. Sua causa é obscura embora a indução do distúrbio imunológico possa estar ligada a traumas de ordem emocional. Isto, porém, nem sempre é verdadeiro.