Atendimento: Segunda a sexta das 8h às 20h

Procedimentos e Tratamentos

Laser e outras tecnologias

NOTA: O Conselho Federal de Medicina, através de sua resolução 1701, veda ao médico expor seus pacientes para mostrar resultados antes e depois de tratamentos.

A palavra LASER geralmente é usada com apenas um sentido pelo leigo. É muito comum que qualquer aparelho mais moderno, cuja tecnologia nada tenha de semelhante com o laser, seja confundido pelo leigo como um aparelho de laser. Assim, é importante que se explique que existem vários tipos de laser e que cada aparelho de laser é específico para um fim. Desta forma, somente centros de pesquisa ou geralmente grandes instituições possuem todos os tipos de laser para tratamentos. Porém, isso não impede que alguns tipos de laser, para aplicação mais específica, sejam utilizados isoladamente por muitos dermatologistas.

Existem aparelhos que, apesar de utilizarem recursos semelhantes aos do laser, não são verdadeiros lasers, mas uma outra forma de energia denominada LUZ INTENSA PULSADA. Estes aparelhos podem até mesmo ser mais eficazes e ágeis que o próprio laser pois permitem uma regulagem adequada a cada caso, permitindo maior praticidade no tratamento de várias dermatoses. Além disso, atualmente dispomos de outras tecnologias como Radiofrequencia, Ultrasom Microfocado, Laser de Erbium, e outros a saber:

Ultrassom Microfocado

Procedimento indicado para flacidez leve a moderada da face e algumas áreas específicas do corpo. É uma tecnologia que utiliza o calor emitido por ondas de ultrassom, para provocar pequenos pontos de coagulação térmica da profundidade da pele, sem acometer a superfície, o que vai promover uma contração das fibras da derme e musculatura superficial, e o esperado efeito LIFTING, que já pode ser notado no momento do procedimento, sendo os melhores resultados  esperados dentro de 3 meses, e por até seis meses. É um procedimento feito na própria clínica, não invasivo, sem downtime, ou seja, o paciente sai da clínica sem inchaços ou queimaduras, podendo retornar a suas atividades imediatamente.

Laser de CO2 Fracionado

É um laser ablativo, isto é, ele desintegra seletivamente partes da pele que se deseja especificamente remover. Pode ser até mesmo utilizado no tratamento cirúrgico de tumores cutâneos. Pelo seu grande poder coagulador, é capaz de cortar a pele sem sangramento. Pode também tratar verrugas e destruir outros tipos de tumores cutâneos.

É mais utilizado para tratar o fotoenvelhecimento e melhorar cicatrizes de acne. Nestes casos, pode melhorar substancialmente a textura da pele, simultaneamente retirando rugas, ceratoses e melanoses (manchas), reorganizando o colágeno (o que dá mais firmeza a toda pele, diminuindo a flacidez), tudo em um só procedimento. É o chamado resurfacing, um termo que significa refazer toda a superfície cutânea. A melhora da qualidade da pele é evidente nestes casos. Assim o resurfacing, pode não somente reverter os sinais de envelhecimento, mas também melhorar o controle clínico de pacientes com grau muito adiantado de fotodano, cuja pele está praticamente toda acometida com lesões pré-malignas, que futuramente podem determinar o surgimento de vários cânceres de pele.

Laser de Erbium Fracionado

Indicado para flacidez, rugas finas, clareamento da pele, cicatrizes de acne e outras cicatrizes assim como estrias. É um laser ablativo, e atualmente usado na forma fracionada torna-se mais seguro e mais fácil de ser utilizado. Tem efeitos similares aos do laser de CO2, sendo mais indicado para pacientes de pele mais morena. Com o aquecimento da pele e remoção das camadas mais superficias, promove estímulo a formação de fibras de colágeno. Provoca um aspecto de queimadura, edema moderado, dependendo das fluencias utilizadas, o que faz com que o paciente precise de alguns dias para sua recuperação, sendo menos agressivo que o laser de CO2.

Erbium Glass 2940nm

Além dos tratamentos para flacidez, manchas e rugas finas, atualmente esta tecnologia é utilizada para tratamento íntimo, ou seja, recuperação das paredes da vagina que sofreram atrofia por falta de hormônios, nas mulheres menopausadas, assim como outras indicações ginecológicas. Ele provoca uma recuperação da elasticidade e lubrificação da área, o que promove uma melhora evidente da qualidade de vida dessas pacientes. Este procedimento é executado na DAPELE por duas colegas ginecologistas.

Luz Intensa Pulsada (IPL)

Muito utilizada para remoção de melanoses solares (manchas escuras no dorso de mãos e na face). É uma fonte de luz de alta energia, não coerente, ou seja, não é um laser. Mas energia é atraída por um cromóforo, o pigmento escurecido (melanosso) da pele.  Este procedimento tem um tempo de recuperação reduzido ou mesmo não impede as atividades sociais e rotineiras. As principais indicações do IPL são:

  • Melanoses solares (manchas escuras face e mãos);
  • Telangiectasias faciais (vasinhos numerosos);
  • Poiquilodermia (Pescoço vermelho);
  •  Rosácea;
  • "Poros abertos";
  • Estrias (depende do caso);
  • Olheiras (depende do caso);
  • Hemangiomas (depende do caso).
     

Laser Nd:Yag  1064

Indicado para as telangiectasias, que são os pequenos vasos da face, que não foram resolvidos com a aplicação da IPL. Provoca uma coagulação profunda dos tecidos.

Laser de  Diodo

O laser de diodo é capaz de fazer a chamada redução permanente de pelos, pois a depilação definitiva é muito raramente conseguida. Porém, o nível de depilação alcançado com o laser de diodo é incomparavelmente melhor que qualquer um dos métodos convencionais de depilação.  O risco de recidiva dos pelos ocorre com o uso de reposição hormonal, local ou mesmo sistemicamente.

Já após a primeira sessão nota-se grande redução da velocidade de repilação do local tratado. Normalmente são necessárias de 4 a 6 sessões, com intervalos de 30-60 dias,  para se atingir um estado no qual existe uma redução permanente de 75 a 90% dos pelos. Normalmente os pelos mais grossos e escuros são os que melhor respondem.

Agende uma consulta pelo Whatsapp

Envie Sua Mensagem Aqui